Imprensa

Comunicados

Nova Estratégia de Energia para a Europa

2010-11-25 - Informação à Imprensa

Durante a sessão plenária de hoje do Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho realizou uma intervenção sobre a Nova Estratégia de Energia para a Europa, afirmando que o sector da energia "constitui um motor essencial do crescimento económico".

A deputada europeia lembrou que a Europa tem desde 2008 uma estratégia para a Energia e combate às alterações climáticas, e por isso "é essencial implementar esta estratégia. Urge aumentar o financiamento e desenvolver mais meios e programas para incentivar a eficiência energética".

Maria da Graça Carvalho também considera que a investigação científica e a tecnologia desempenham um papel "chave" e congratulou-se com o lançamento das várias Iniciativas Industriais Europeias ao abrigo do Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias Energéticas. Também apelou à Comissão para "que ponha em prática as restantes medidas deste plano".

A terminar manifestou que o 8º Programa Quadro "deverá ter como prioridade a investigação e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área da energia. É por isso fundamental que haja um financiamento adequado de apoio às tecnologias limpas e sustentáveis. Só assim será possível manter a competitividade na nossa indústria, promover o crescimento económico e a criação de emprego".