Imprensa

Imprensa

Nobel da Medicina em debate sobre a importância da Ciência (Diário de Notícias)

2014-01-24

LISBOA O Nobel da Medicina e atual presidente da Royal Society (a congénere britânica da Academia das Ciências), Paul Nurse, está hoje em Lisboa para falar de ciência e da forma como ela pode ser eficaz e imprescindível nas sociedades modernas.

A intervenção, que decorre na Reitoria da Universidade de Lisboa, pelas 15.15, integra-se na conferência "Ciência, Cultura, Inovação", promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em colaboração com a Universidade de Lisboa. Serão também oradores do encontro, que se inicia às 14.30, Carlos Fiolhais, professor da Universidade de Coimbra e o responsável do programa de ciência da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa João Lobo Antunes, e a eurodeputada Maria da Graça Carvalho, entre outros.

"Estou certo de que podemos aprender alguma coisa com o exemplo britânico", afirmou ao DN Carlos Fiolhais, referindo-se à intervenção de Paul Nurse. "Os cientistas britânicos estão unidos numa associação que existe desde há mais de 350 anos, quando era rainha inglesa Catarina de Bragança", afirma Carlos Fiolhais, sublinhando que o lema da Royal Society, Nullius in verba, "se mantém atual".

O que esse lema significa é que "não se deve acreditar na palavra das autoridades. Precisamos de raciocinar, de observar e de experimentar por nós próprios. E esta é uma das mensagens da cultura científica que é muito útil não só na ciência como na nossa vida de todos os dias", sublinha o organizador da conferência. A entrada é livre.

Ver notícia completa aqui.