Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho pede alterações ao orçamento da UE para 2011 no que respeita à juventude e empreendedorismo

2010-09-09 - Informação à Imprensa

Quarenta deputados juntaram-se às emendas propostas por Maria da Graça Carvalho de alteração ao orçamento da União Europeia para 2011 no que respeita à juventude e empreendedorismo.

Para a deputada Maria da Graça Carvalho,  "o combate ao desemprego e a promoção do emprego são, hoje em dia, as principais prioridades da União Europeia. Além disso, o desemprego dos jovens é consideravelmente superior à média de desemprego em quase todos os países da Europa " .

As propostas de alteração dos eurodeputados visam, por um lado, atribuir um orçamento de 2 milhões de euros à criação do programa "Erasmus 1º Emprego" e, por outro lado, pretendem aumentar o orçamento do programa "Erasmus para Jovens Empreendedores" de 2 milhões de Euros para 3 milhões de Euros.

O programa "Erasmus primeiro emprego" já tinha sido aprovado em meados de 2010 na Comissão dos Orçamentos, da qual faz parte a deputada Maria da Graça Carvalho, e faltava agora consubstanciar este programa no orçamento para 2011.

Quanto ao programa já existente "Erasmus para Jovens Empreendedores", urge aumentar o orçamento existente para que este se torne uma ferramenta efectiva de criação de emprego junto dos jovens empresários.