Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho participa num debate sobre o triângulo do conhecimento e a economia verde

2010-10-27 - Informação à Imprensa

A deputada europeia realizará as conclusões na qualidade de relatora para a simplificação dos programas de Ciência e Inovação

Maria da Graça Carvalho participa hoje numa conferência subordinada ao tema do triângulo do conhecimento e a economia verde no Parlamento Europeu, a convite da Conferência dos Reitores de Universidades Francesas e Alemãs CPU e HRK, o Ministro Francês de Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e de Mar, e a ERRIN -Rede de Regiões Europeias para a Investigação e a Inovação.

No contexto do actual debate sobre o futuro da política europeia de inovação e na sequência dos esforços em curso para criar um verdadeiro Espaço Europeu da Investigação, o triângulo do conhecimento pretende ser uma abordagem promissora para a criação sustentável de parcerias público-privadas para a inovação.

Durante o debate, um painel de peritos irá analisar cinco exemplos de diferentes Estados Membros da UE que irão proporcionar ideias práticas para enfrentar obstáculos, bem como identificar factores de sucesso na implementação de triângulos de conhecimento regional.  

Para Maria da Graça Carvalho esta conferência "visa contribuir para o debate sobre o futuro da investigação e inovação na Europa, e em particular para a Estratégia UE 2020 e sua implementação nas regiões da UE". Também insiste na importância "do papel do triângulo do conhecimento no desenvolvimento, no ambiente inovador para construir uma sociedade de baixo carbono e na relevância do triângulo do conhecimento para o desenvolvimento regional e para a smart specialitation".

A conferência irá também incluir declarações de Herbert Reul (MEP, Presidente ITRE), Doris Pack (MEP, Presidente CULT), David Harmon (Gabinete da Comissária Geoghegan-Quinn/EC), Mikel Landabaso (DG REGIO/CE) e Joaquim Oliveira Martins (OCDE).

A reunião decorrerá na sala ASP3E2 do Parlamento Europeu a partir das 10h00. Ver programa da conferência