Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho participa no Seminário "Simplificar e reforçar a eficácia dos programas de Ciência e Inovação" a convite da Presidência Belga

2010-07-13 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho foi convidada pela Presidência Belga para participar no Seminário "Simplificar e Reforçar a eficácia dos programas de Ciência e Inovação" que decorre amanhã no Hotel de Lalaing em Bruxelas a partir das 9h00 da manhã.

A deputada europeia participa neste Seminário na qualidade de Relatora para a "Simplificação das Regras de participação nos actuais e futuros programas de Ciência e Inovação" do grupo europeu do PPE.

O relatório, que está a ser elaborado e será votado na sessão plenária de Outubro do Parlamento Europeu, pretende redefinir as regras de participação não só no Programa Quadro de Investigação (52 mil milhões de Euros), mas de todos os outros programas de Ciência e de Inovação de modo a facilitar a participação e elevar as taxas de execução dos mesmos.

Durante a sua intervenção, que decorrerá da parte da manhã, Maria da Graça Carvalho apresentará as capacidades e potencialidades dos Programas Europeus de Ciência e Inovação existentes na União Europeia, os principais problemas do 7° Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento, a relevância do programa de Simplificação, o relatório "Simplificação dos Programas Europeus de Ciência e Investigação" e as linhas de acção para melhorar o 8° Programa Quadro.

Do painel de oradores também usarão a palavra Robert-Jan Smits (Director, DG RTD, Comissão Europeia, Eric Paradis (DG Budget, Comissão Europeia) e Ladislav Balko (Membro do Tribunal de Contas Europeu).

Os resultados deste seminário serão apresentados na reunião informal de Ministros de Investigação, no dia 16 de Julho em Bruxelas e servirá como apoio técnico ao Conselho nas discussões sobre a simplificação.