Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho participa na reunião do Conselho de Ministros de Ciência da UE

Maria da Graça Carvalho participa na reunião do Conselho de Ministros de Ciência da UE

2010-07-15 - Informação à Imprensa

A eurodeputada Maria da Graça Carvalho foi convidada para participar na reunião informal do Conselho dos Ministros de Ciência da UE que decorre amanhã em Bruxelas e que integra os 27 Ministros de Ciência da UE.

A deputada europeia participa nesta reunião na qualidade de Relatora para a "Simplificação das Regras de participação nos actuais e futuros programas de Ciência e Inovação".

Maria da Graça Carvalho declara que este convite, reservado apenas aos Ministros do sector, "mostra a importância que a investigação científica tem no cenário mundial. "Mostra também, acrescenta, "que é necessário redefinir o modelo existente. Estamos perante um dos maiores motores de crescimento da economia e temos de facilitar a participação e a continuidade  do trabalho dos nossos investigadores ".

Na reunião de amanhã de manhã, está previsto que a Comissária Europeia para a Ciência e Inovação, Geoghegan Quinn apresente a Simplificação dos Programas de Ciência e de Inovação. Após esta intervenção, Maria da Graça Carvalho apresentará o seu relatório aos Ministros de Ciência dos 27. Este relatório será votado pela Comissão ITRE em Setembro e na sessão plenária de Outubro do Parlamento Europeu.

O relatório, pretende redefinir as regras de participação nos programas de Ciência e de Inovação de modo a facilitar a participação e elevar as taxas de execução dos mesmos.