Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho participa na 21° Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE

2011-05-13 - Informação à Imprensa

A deputada do PPE, Maria da Graça Carvalho participa na 21° Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE que decorre em Budapeste entre 14 e 18 de Maio e que contará com a participação de vários países de África, Caraíbas e Pacífico. Entre os assuntos que serão discutidos e votados, destaque para o Relatório sobre apoio orçamental como meio para fornecer ajuda pública ao desenvolvimento (APD) nos países ACP; o Relatório sobre a poluição das águas; e a Resolução urgente sobre a situação na Costa do Marfim, da autoria de Maria da Graça Carvalho.

A eurodeputada também presidirá a Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária África-Caraíbas e Pacífico-UE do Parlamento Europeu, na qualidade de co-Presidente da Comissão, e que decorre nos dias 15 e 16 de Maio. Serão abordados os assuntos do Apoio Orçamental como meio para fornecer Ajuda Pública ao desenvolvimento (APD) nos países ACP; O impacto da dívida no financiamento do desenvolvimento de países ACP; e os impostos discriminatórios unilaterais obrados por alguns países europeus sobre as viagens para destinos de longo curso.

No âmbito da ACP-UE, também se realizará um encontro com o Diálogo de Windhoek, uma iniciativa de política africana do Grupo PPE, lançada em 1996 e que congrega actualmente mais de 25 partidos políticos de 24 países africanos. O objectivo do PPE é canalizar a boa governação e o processo de democratização em África através desta iniciativa.

Para Maria da Graça Carvalho este diálogo supõe "uma troca de experiências, informação e capacitação entre os partidos da mesma área política" e sublinha "a importância de estreitar laços entre os dois continentes, nomeadamente entre os partidos da área do PPE dos países africanos de língua portuguesa".

Programme of the 21st ACP-EU Meeting