Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho participa em reunião com a Comissária Hedegaard para discutir o próximo orçamento da UE em matéria de Energias Renováveis

2011-01-18 - Informação à Imprensa

Num encontro esta semana entre a Comissária para a Acção no Domínio do Clima e vários deputados ao Parlamento Europeu, foi discutido, entre outros assuntos, o escasso financiamento destinado às energias renováveis no Orçamento da UE.

No passado mês de Dezembro, 142 deputados europeus enviaram uma carta ao Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso (ver aqui), que apelava a um maior financiamento para as energias renováveis em futuros orçamentos da UE. A carta surgiu como resposta à comunicação da Comissão Europeia de 19 de Outubro sobre a Revisão do Orçamento da UE e expressava as opiniões dos deputados em relação à importância das energias renováveis para o futuro da União Europeia 

Durante a reunião foram ouvidas as opiniões da Comissária Hedegaard em relação a este assunto antes de os deputados europeus começarem a trabalhar na concretização das iniciativas parlamentares que serão levadas a cabo.

Para Maria da Graça Carvalho "O clima e as energias renováveis merecem maior prioridade nos futuros orçamentos da UE devido à importância decisiva que representam para o futuro da UE". E acrescenta que "É importante apostar na investigação científica, desenvolvimento tecnológico e demonstração na área das energias limpas".   

Durante a reunião também foram abordados os seguintes assuntos: o Orçamento para a UE em investigação, Infraestruturas de energia, Ajuda ao desenvolvimento e incentivos transfronteiriços em energias renováveis (ver aqui os assuntos abordados na reunião).