Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho oficializa amanhã a sua entrada na Academia das Ciências de Lisboa

2010-06-30 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho realiza amanhã a sua primeira Classe de Ciências na Academia das Ciências de Lisboa sob a presidência do Senhor Prof. Doutor Eduardo de Arantes e Oliveira.

Na sua primeira sessão da Classe de Ciências, Maria da Graça Carvalho realizará a lição intitulada "Para uma vida Vida Cheia de Energia". Nesta lição, Maria da Graça Carvalho fará o percurso do seu trabalho académico e definirá as políticas na área de energia.

A Academia das Ciências de Lisboa é a organização portuguesa aderente ao International Council of Scientific Unions (ICSU), desde a sua fundação em 1931, e é também um dos membros portugueses da European Science Foundation desde o seu início em 1974. Num passado recente, a Academia tem estabelecido, de forma continuada, valiosos contactos com outras Academias, com vista a promover o intercâmbio cultural, bolsas de investigação e programas conjuntos, numa renovação da sua tradição ancestral.

As principais finalidades da Academia são: Promover e estimular a investigação científica, e tornar públicos os resultados dessa investigação; Estimular o enriquecimento do pensamento, da literatura, da língua e demais formas de cultura nacional; Estimular o estudo da história portuguesa e suas relações com a dos outros povos e investigar e publicar as respectivas fontes documentais; Colaborar em actividades de educação e ensino; Prestar assistência ao Governo, como órgão consultor, em questões científicas e linguísticas de interesse nacional; Preservar e aperfeiçoar a língua portuguesa, em coordenação com a Academia Brasileira de Letras e instituições similares dos países de expressão portuguesa e Participar no intercâmbio cultural com outros países.

O presidente da Academia das Ciências de Lisboa é o Senhor Prof. Doutor Adriano José Alves Moreira e o vice-presidente é o Senhor Prof. Doutor Eduardo de Arantes e Oliveira.