Imprensa

Imprensa

Maria da Graça Carvalho nomeada para Prémio do Parlamento Europeu (TV Ciência)

2013-06-12

A eurodeputada Maria da Graça Carvalho está nomeada para o Prémio Melhor Deputado do Parlamento Europeu 2013 na área da Energia, pelo esforço que tem dedicado à investigação e inovação para as tecnologias energéticas e à segurança energética na Europa.

Após ter sido distinguida em 2011 com o Prémio de Melhor Deputado do Parlamento Europeu na área da Investigação, pela The Parliament Magazine, a eurodeputada portuguesa Maria da Graça Carvalho volta a estar nomeada para Melhor Deputado do Parlamento Europeu 2013, agora na área da Energia.

No website oficial dos Prémios de Melhor Deputado do Parlamento Europeu, pode ler-se que Maria da Graça Carvalho foi nomeada pelo «excelente trabalho no apoio à investigação e inovação para as tecnologias energéticas».

A eurodeputada e membro da Comissão de Indústria, Investigação e Energia, promoveu também a importância da eficiência energética na criação de empresas sustentáveis e participou em vários eventos para destacar os temas relacionados com a energia «especialmente com vista ao Horizonte 2020 e a importância de garantir a segurança energética na Europa».

Enquanto relatora do Programa Quadro de Financiamento à Investigação e Inovação, Horizonte 2020, para o período de 2014 a 2020, Maria da Graça Carvalho «incluiu clausulas como a microgeração e a produção de energia centralizada e maior financiamento para os desafios societais relacionados com a energia».

Maria da Graça Carvalho é deputada portuguesa do Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento Europeu desde 2009 e em relação à nomeação agora anunciada diz, num vídeo transmitido no seu website oficial que, «é uma grande honra ter sido nomeada numa área em que tenho dedicado a minha vida profissional».

A eurodeputada adianta que: «após os meus estudos pós-graduados em eficiência energética e indústria dediquei a minha carreira académica a todos os assuntos relacionados com a energia, portanto, a energia tem sido uma parte integral da minha vida nos últimos 30 anos».

«Desde que vim para o Parlamento tenho dado continuado ao meu campo de especialidade, mas agora com uma orientação mais política», afirma Maria da Graça Carvalho.

«enquanto relatora do Horizonte 2020 fiz um grande esforço para que os assuntos energéticos possam vir a receber um orçamento adequado, na verdade esperamos atingir não menos do que um aumento de 20% no orçamento energético em comparação com a proposta da Comissão Europeia», acrescenta a eurodeputada portuguesa.

Os Prémios para Melhor Deputado do Parlamento Europeu são uma iniciativa da revista The Parliament Magazine, onde são nomeados três finalistas em dezasseis categorias, estando a entrega dos prémios marcada para o dia 25 de Junho, em Bruxelas.

Ver notícia aqui.