Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho intervém num debate europeu sobre economia verde moderado pelo Financial Times

2010-06-09 - Informação à Imprensa

Bruxelas. Maria da Graça Carvalho foi convidada para participar hoje no debate Green Jobs and a Green Economy organizado pela European Wind Energy Association (EWEA) e moderado pelo Financial Times.

"Green jobs and a green economy: more than a pink elephant?", será o primeiro de uma série de debates que terão lugar em Bruxelas durante 2010.

Neste debate, considerado "de alto nível",  participarão  também Poul Nyrup Rasmussen, Presidente do Partido Socialista Europeu PES; Anne Panneels, Conselheira Sénior para a área de ambiente da European Trade Union Confederation ETUC e Christian Kjaer, CEO do European Wind Energy Association EWEA.

Num formato simples, o debate  terá inicio com entrevistas da correspondente de ambiente do Financial Times, Fiona Harvey aos quatro oradores. Entre os assuntos que irão ser abordados são: De que forma a Europa tornará as grandes "ideias verdes" em "grandes projectos"?; Qual o papel dos renováveis e em especial da energia eólica?; Manterá a Europa o seu papel de liderança no sector dos renováveis em relação à Ásia?; Os investimentos em renováveis vão ajudar na recuperação da economia europeia a curto prazo?; Como serão os futuros empregos "verdes"?.

O percurso académico de Maria da Graça Carvalho, os seus artigos científicos na área e o seu grande envolvimento na comissão ITRE do Parlamento Europeu foi o motivo de ter sido convidada para participar neste debate sobre o desenvolvimento do crescimento verde e social.

"Green jobs and a green economy: more than a pink elephant?" está aberto ao público e decorre hoje às 16h00 em Bruxelas (Bouche à Oreille, 11 rue Félix Hap, 1040 Bruxelas).