Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho integra visita do Parlamento Europeu aos locais mais atingidos pela catástrofe natural da ilha da Madeira

Maria da Graça Carvalho integra visita do Parlamento Europeu aos locais mais atingidos pela catástrofe natural da ilha da Madeira

2010-06-29 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho inicia amanhã uma visita à Madeira na qualidade de Membro da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu e da recentemente criada Comissão Especial sobre os Desafios Políticos e os Recursos Orçamentais para uma União Europeia Sustentável Após 2013.

A deputada europeia integra uma visita organizada pelo Parlamento Europeu que pretende ver e avaliar os trabalhos de reconstrução dos locais mais danificados pelo temporal que assolou a ilha da Madeira no passado dia 20 de Fevereiro e que provocou enormes perdas, humanas e materiais. 

Durante os últimos meses, Maria da Graça Carvalho tem realizado intervenções em plenário "sobre as grandes catástrofes naturais ocorridas na Região Autónoma da Madeira e os efeitos da tempestade Xynthia na Europa"; apelando a que o Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) seja activado da forma mais célere, flexível e simplificada no montante mais elevado possível. Também em declaração escrita durante uma sessão plenária manifestou o seu apoio ao sofrimento das famílias das vítimas que qualificou de "irreparáveis". 

Através desta visita a deputada europeia irá reforçar, junto das suas comissões no Parlamento Europeu, as propostas para uma maior "flexibilização e simplificação das regras dos fundos estruturais FEDER, FSE e Fundo de Coesão, para além do Fundo de Solidariedade. Também pretende propor a utilização dos vários mecanismos financeiros como o BEI e os Fundos Europeus". 

A ligação da deputada europeia com o arquipélago da Madeira é de longa data. Realizou projectos na área de Energia com a colaboração de vários institutos Madeirenses, também visitou a ilha de forma oficial em quatro ocasiões na qualidade de Ministra de Ciência e Ensino Superior. Por último, visitou Madeira duas vezes, como Conselheira Principal do Presidente Barroso, uma delas foi convidada para as comemorações dos 20 anos da Universidade da Madeira, tendo pertencido à sua Assembleia Estatutária e, nesta qualidade, propôs um novo modelo da organização da Universidade, que foi aceite e está a ser implementado actualmente.

Como Ministra de Ciência e Ensino Superior, criou o Ciclo Básico de Medicina, integrou a Escola de Enfermagem na Universidade, assinou um Contrato-Programa para o financiamento do ciclo básico da Medicina e para a implementação do ensino Politécnico e financiou vários projectos de infra-estruturas como, por exemplo, a remodelação do Edifício da Penteada e a construção da Residência de Santa Maria.

Da agenda consta uma visita à Ribeira Brava e Meia Légua e um almoço com o Vice-Presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva. A visita terminará às 20.00h com um jantar oficial a convite do Presidente do Governo Regional.

Esta visita à Madeira integra também os deputados Nuno Teixeira (Coordenador do PPE na Comissão dos Orçamento), Salvador Garriga-Polledo, (Relator Permanente do PPE para o Fundo de Solidariedade da União Europeia), Barbara Matera, (Relatora sombra do PPE para as catástrofes e desastres naturais), Verónica Lope Fontagné e o Membro da Comissão dos Orçamentos, José Manuel Fernandes.

Na imagem, os eurodeputados acompanhados pelo Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira durante a visita do PPE à Região. Da esquerda para a direita: Salvador Garriga Polledo, Barbara Matera, Maria da Graça Carvalho, João Cunha e Silva, Veronica Lope Fontagné, José Manuel Fernandes e Nuno Teixeira.