Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho inicia périplo de visitas à Tailândia e a Timor-Leste no âmbito da Conferência "Rumo à Paz e à Democracia na Birmânia" que terá lugar no Parlamento Europeu

2010-07-26 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho reunirá nos próximos dias na Tailândia com o jornalista belga Thierry Falise, que possui um vasto conhecimento em assuntos relacionados com o sudeste asiático desde os anos oitenta e é autor da primeira biografia em francês de Aung San Suu Kyi. Posteriormente, a deputada europeia viajará a Timor para se encontrar com o Premio Nobel da Paz José Ramos Horta

No âmbito da Conferência "Rumo à Paz e à Democracia na Birmânia", que terá lugar no Parlamento Europeu no próximo mês de Outubro, Maria da Graça Carvalho inicia hoje uma série de visitas à Tailândia e a Timor para se reunir com o jornalista Thierry Falise e com o Presidente José Ramos Horta respectivamente.

"Rumo à Paz e à Democracia na Birmânia" pretende discutir a situação política e humanitária na Birmânia, antes das eleições gerais que estão planeadas para 2010. A conferência, coincidirá com a sessão plenária do Parlamento Europeu e contará com a presença do Presidente de Timor-Leste, Dr. Ramos Horta, na sua qualidade de Chefe de Estado e prémio Nobel da Paz

Maria da Graça Carvalho manifesta a sua "solidariedade" relativamente ao povo birmanês "oprimido por uma luta militar que infringe constantemente os direitos humanos através de trabalhos forçados, tráfico de pessoas, trabalho infantil e violência sexual.

A deputada europeia denuncia a situação da Birmânia que qualifica de "dramática em matéria de respeito pelos direitos humanos".  A terminar declara que "é fundamental que os presos políticos, incluindo Aung San Suu Kyi -chefe da oposição e líder da Liga Nacional para a democracia, Prémio Sakharov 1990 e Prémio Nobel da Paz-, sejam libertados imediatamente contribuindo assim para a promoção de umas eleições livres, justas e transparentes".

"Rumo à Paz e à Democracia na Birmânia" é uma iniciativa do grupo do Partido Popular Europeu (PPE), liderada pela deputada europeia pelo PSD Maria da Graça Carvalho, e surge na sequência da aprovação pelo Parlamento Europeu de uma proposta de resolução sobre a Birmânia em 2010, e considerando que as eleições gerais no país estão iminentes.

 A conferência contará com a presença do Presidente Ramos Horta devido ao seu compromisso na luta pela democracia na Birmânia, bem como com outros oradores especialistas em assuntos relacionados com este País.