Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho convida grupo de visitantes portugueses à última discussão do seu relatório na Comissão ITRE

2010-09-01 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho recebe esta semana um grupo de 29 visitantes portugueses composto por membros de órgãos directivos do Ensino Superior, Vice-Reitores e Professores Catedráticos e Universitários e representantes de empresas na área da Ciência e Inovação.

O objectivo da visita é assistir à audição organizada pelo Partido Popular Europeu (PPE) sobre o relatório "Simplificação das Regras de Participação dos actuais e futuros Programas Europeus de Ciência e Inovação", da autoria de Maria da Graça Carvalho. Os visitantes, também terão a oportunidade de participar na reunião da Comissão ITRE, onde será discutido por última vez este relatório antes da sua votação nesta Comissão no próximo 30 de Setembro.

A audição e a reunião na comissão ITRE sobre o relatório encerram o processo de consulta pública aberto pela deputada europeia desde a sua nomeação como relatora em Maio deste ano. O objectivo era ouvir os vários parceiros, universidades, centros de investigação e empresas, para debater as principais regras de participação nos Programas Europeus de Ciência e Inovação.

O relatório de Maria da Graça Carvalho vai redefinir as regras de participação nos Programas Europeus de Ciência e Inovação, não só no Programa Quadro de Investigação (52 mil milhões de Euros), mas em todos os outros programas de Ciência e de Inovação, de modo a facilitar a participação e a elevar as taxas de execução dos mesmos. Presentemente as regras são muito complexas. Este relatório pretende ser o guião da participação nos actuais e futuros programas pós 2013.

Texto integral da Comunicação da Comissão: http://ec.europa.eu/research/fp7/index_en.cfm?pg=documents

Para mais informações sobre as medidas adoptadas no passado e sobre a revisão do 7.° PQ, ver MEMO/10/156