Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho comemora o Ano Internacional da Química e o 100° aniversário do Prémio Nobel Marie Curie

2011-01-18 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho participou hoje no Parlamento Europeu no live web debate "Mulheres na Química" na ocasião da designação de 2011 pela UNESCO como o Ano Internacional da Química (IYC 2011) coincidindo este ano também com o 100º aniversário do Prémio Nobel concedido a Marie Curie. Esta reunião de eurodeputadas da Comissão ITRE foi promovido pela European Association for Chemical and Molecular Sciences (sócio europeu do IYC 2011), e será utilizada no evento do lançamento do Ano Internacional da Química pela UNESCO / IUPAC, em Paris.

Para Maria da Graça Carvalho, "esta é uma excelente oportunidade para celebrar as contribuições das mulheres para a ciência".

As deputadas europeias Maria da Graça Carvalho, Edit Herczog e Britta Thomsen partilharam "Um Momento de Química", que começou com uma breve introdução de cada participante, e que seguiu com perguntas dirigidas pelos espectadores, tais como: Ainda há obstáculos enfrentados pelas mulheres na ciência?; Quais as melhorias da situação das mulheres cientistas; ou ainda, Quais são os desafios mais interessantes para a Química nos próximos dez anos.

A discussão, que foi web streamed, tem ligações a outros grupos de Portugal, Dinamarca, Espanha e Hungria. Os objectivos do IYC2011 são aumentar o reconhecimento da Química, incentivar o seu interesse entre os jovens, gerar entusiasmo para o futuro criativo da Química e sublinhar o papel fundamental que ela desempenha num futuro sustentável.

Mais informações: www.chemistryeurope.eu