Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho apoia Directiva sobre os Direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços

2011-01-18 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho participou hoje no debate que se realizou durante a sessão plenária em Estrasburgo, sobre a directiva que visa clarificar os direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços.

A presente directiva estabelece regras para facilitar o acesso a cuidados de saúde transfronteiriços "seguros e de elevada qualidade" e promove a cooperação sobre cuidados de saúde entre os Estados-Membros, "no pleno respeito das competências nacionais".

No debate, Maria da Graça Carvalho demonstrou o seu apoio a esta directiva porque "Nela estão contidos os valores comuns fundamentais da universalidade, do acesso a cuidados de saúde de elevada qualidade, da equidade e da solidariedade".

Para Maria da Graça Carvalho "São claras as vantagens para os pacientes, sobretudo para os que sofrem de doenças raras ou de doenças crónicas, pois poderão beneficiar e ter acesso aos centros de excelência na área da doença que padecem".

A terminar a deputada europeia declarou que "esta directiva é mais um exemplo da Europa colocada ao serviço dos seus cidadãos, pois permite a escolha da instituição que prestará os cuidados de saúde adequados, independentemente do país europeu em que ela se localize".

Para ver a intervenção de Maria da Graça Carvalho na sessão plenária clique aqui.