Imprensa

Comunicados

Maria da Graça Carvalho apela à criação de um Programa Conjunto de Investigação para a região sudoeste da Europa

2010-06-16 - Informação à Imprensa

Defende a criação de um Programa centrado nas áreas do mar e fontes de energia do mar à semelhança do Programa BONUS (Baltic Organisations Network for Funding Science) criado para a região do Báltico

Estrasburgo. Maria da Graça Carvalho participou no debate que teve lugar na Sessão Plenária do Parlamento Europeu, esta semana reunido em Estrasburgo, sobre o programa BONUS que foi votado e aprovado posteriormente.

O programa BONUS pretende integrar actividades de investigação nacionais dos Estados Membros e Comissão Europeia na área do ambiente e gestão dos recursos marinhos no mar Báltico.

Segundo a Deputada europeia do PSD, "o programa BONUS constitui um modelo inovador e um exemplo para outras formas de cooperação regional no sector da investigação científica".

Maria da Graça Carvalho, afirmou que, "à semelhança da região do mar Báltico, também outras regiões, como por exemplo a região do sudoeste da Europa, beneficiariam da existência de uma acção concertada entre os Estados Membros e a Comissão de modo a enfrentar desafios comuns e apoiar o desenvolvimento sustentável das suas regiões".

Na opinião da Deputada do PSD, "Existem programas de investigação empreendidos individualmente pelos Estados-membros desta região da Europa que poderiam ganhar massa crítica em áreas estratégicas".

A terminar, Maria da Graça Carvalho apelou ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia a considerarem a possibilidade de "se criar um Programa Conjunto de Investigação para a região sudoeste da Europa, centrado em áreas de grande importância como o mar, as fontes de energia do mar, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do eixo atlântico Europeu e suas regiões vizinhas".

Ver declaração integra em: http://www.gracacarvalho.eu/BONUS-a1345,z32.htm