Imprensa

Comunicados

"Investir no Erasmus é investir na juventude Europeia"

"Investir no Erasmus é investir na juventude Europeia"

2013-11-18 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho participou hoje  no debate da sessão plenária no Parlamento Europeu sobre o Programa Erasmus para todos. Durante a sua intervenção, a deputada do PSD disse que o desemprego jovem é "um grave problema da Europa". E acrescentou que "por este motivo a Comissão dos Orçamentos considerou como primeira prioridade todas as políticas relacionadas com a juventude, especialmente as que promovem o emprego".

Erasmus+ é o novo programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto, "Investir no Erasmus é investir na juventude Europeia", disse Maria da Graça Carvalho, membro suplente da comissão dos orçamentos.

A concluir, a antiga Ministra de Ciência e Inovação lembrou que o "Erasmus+ é o programa com maior aumento de orçamento comparado com o período anterior (orçamento actual de 13 mil milhões aumentado em 40%), demonstrando o empenho deste Parlamento no futuro da nossa juventude".

O Programa da UE para a educação, a formação a juventude e o desporto, Erasmus+ oferece aos jovens possibilidades de estudar ou fazer um estágio de formação no estrangeiro e estabelece um mecanismo de garantia de empréstimos a estudantes de mestrado. Cerca de cinco milhões de jovens entre os 13 e os 30 anos, de todos os níveis de ensino, poderão beneficiar de uma bolsa de mobilidade.

A votação do rebatizado programa Erasmus+ terá lugar amanhã na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo.