Actividade Parlamentar

Intervenções em Plenário

Iniciativa para a vacina das tuberculose

2011-02-02

A incidência da tuberculose a nível mundial continua a suscitar grande preocupação, apesar dos progressos realizados. Devido ao aumento das resistências a essa patologia e à insuficiente investigação, morrem, hoje em dia, cerca de 2 milhões de pessoas por ano.

Através da presente resolução saudamos as iniciativas da UE para combater a tuberculose nos países pobres, mas apelamos ao desenvolvimento de mais investigação para desenvolver novos medicamentos e novas vacinas contra esta doença.

As vacinas são ia medida de saúde pública mais eficiente e barata para proteger os cidadãos das doenças infecciosas, mas é importante que os cuidados de saúde cheguem também aos países em desenvolvimento, de forma a contribuir para o aumento da esperança de vida e para o combate à pobreza.

Como referi, tem havido progressos e estamos no bom caminho, mas há que renovar o empenho da UE e apelar a uma maior acção concertada e de integração da investigação europeia no combate às doenças relacionadas com a pobreza. Só desta forma conseguiremos reduzir a dramática situação da saúde que se vive em vários países em desenvolvimento.

Ver intervenção de Maria da Graça Carvalho no debate da Sessão Plenária aqui