Intervenções Públicas

Palestras

IV Congresso do Ensino Superior Politécnico

2012-04-27

Maria da Graça Carvalho participou como oradora no IV Congresso do Ensino Superior Politécnico organizado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, que se realizou no Instituto Politécnico do Porto, no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Os objectivos do congresso foram a criação de um fórum de discussão do Ensino Superior Politécnico; a valorização da qualidade do Ensino Superior Politécnico nas diferentes áreas de intervenção; a avaliação do impacto dos Institutos no desenvolvimento das regiões e a valorização de um ensino altamente direccionado para a empregabilidade.

Os quatro paneis principais estiveram subordinados à articulação com a comunidade e desenvolvimento regional; á reorganização do Ensino Superior; à investigação, desenvolvimento bem como à transferência de conhecimento e internacionalização.

Maria da Graça Carvalho participou como oradora no 3.º Painel subordinado ao tema da Investigação, Desenvolvimento e Transferência de Conhecimento; nomeadamente na mesa redonda sobre Inovação e Criação de Empresas.

Durante a sua intervenção, a deputada europeia falou sobre o futuro programa europeu que financiará a inovação e o desenvolvimento. Durante o debate, A relatora para o Programa Específico de Execução do Horizonte 2020, Programa-Quadro Europeu de Investigação e Inovação 2014-2020, consultou os participantes na reunião para que as suas opiniões, sugestões e recomendações no que diz respeito à este programa comunitário, sejam tomadas em conta atempadamente na elaboração do relatório.

O moderador foi Francisco Maria Balsemão e os restantes participantes foram Luís Pinto de Andrade - IP Castelo Branco; Carlos Nuno Oliveira - Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação; e Bruno Fragueiro - Presidente da Direção da FNAEESP.

O Ensino Superior Politécnico tem vindo a afirmar-se, ao longo dos anos, pela sua qualidade, como dinamizador das regiões e pela sua internacionalização. Neste contexto decidiu o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos organizar o IV Congresso do Ensino Superior Politécnico de forma a valorizar toda a ação desenvolvida pelos Politécnicos aos vários níveis.