Imprensa

Comunicados

Graça Carvalho lança o Grupo de Inovação do EIN do Partido Popular Europeu

2013-01-30 - Informação à Imprensa

"Europa tem de apostar na Inovação para ganhar competitividade"

A convite do Presidente do think tank do Partido Popular Europeu European Ideias Network EIN, o eurodeputado espanhol Jaime Mayor Oreja, Maria da Graça Carvalho lança hoje no Parlamento Europeu o grupo de trabalho sobre Inovação.

O Grupo, que será presidido por Maria da Graça Carvalho, pretende "explorar o potencial da competitividade europeia através da inovação".

A deputada europeia do PSD afirma que "o objectivo é juntar políticos, membros de Fundações Europeias e outros grupos de estudo para pensar de que forma a inovação pode contribuir para desenvolver soluções para a crise europeia".

Este primeiro encontro pretende "discutir o futuro da ciência e da investigação europeia num mundo globalizado e melhorar a ligação entre a ciência e o crescimento do emprego".

Três oradores externos, Peter DROLL (Head of Innovation Policy in DG Research and Innovation), Staffan JERNECK (Director of Centre for European Policy Studies) e Ramon A WYSS (Vice President International Affairs, KTH - Royal Institute of Technology - Estocolmo, Suécia), apresentarão respectivamente o conceito de Inovação; a Inovação num mundo global e o caso estudo sobre o sistema Sueco de Inovação.

A introdução ao debate será realizada pelos eurodeputados Pilar DEL CASTILLO, Christian EHLER e Malcolm HARBOUR os quais falarão sobre Inovação e ICT; Inovação no âmbito do Horizonte 2020, contribuições da ciência para o crescimento e o papel do mercado interno.

O relator do Grupo de Inovação é o CEO e Editor da revista Science&Business, Richard HUDSON.