Imprensa

Comunicados

"Faz todo o sentido utilizar as infra-estruturas existentes e alargar as competências da Agência Europeia da Segurança Marítima

"Faz todo o sentido utilizar as infra-estruturas existentes e alargar as competências da Agência Europeia da Segurança Marítima

2011-12-15 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho participou ontem no debate da sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo sobre a proposta de alteração do regulamento da Agência Europeia da Segurança Marítima. Durante a sua intervenção a deputada europeia congratulou-se pela proposta do relator e em particular no que diz respeito ao alargamento das suas competências.

A Agência Europeia da Segurança Marítima de Lisboa EMSA, presta apoio e assistência técnica em matéria de segurança e de protecção marítima na área da poluição causada por navios e tem tido uma importância "cada vez maior" na defesa do ambiente marítimo.

Maria da Graça Carvalho congratulou-se com o facto de o presente documento "vir reforçar aspectos pelos quais me tenho batido e que já foram aprovados por este plenário no passado mês de Setembro através do relatório sobre as actividades no sector do petróleo e do gás, como a criação de mecanismos de supervisão da segurança das plataformas petrolíferas europeias e da prevenção de desastres ambientais".

A deputada recordou que "no momento de crise económica e financeira que hoje vivemos, e numa lógica de economia de escala, faz todo o sentido utilizar as infra-estruturas existentes e alargar as competências da Agência". 

Maria da Graça Carvalho também destacou a necessidade de coordenação à escala da UE e com os países vizinhos "para garantir as melhores práticas e a harmonização das várias abordagens nas várias regiões da UE, quer ao nível da prevenção de acidentes quer ao nível da resposta". E concluiu que "só com uma abordagem global conseguiremos uma maior segurança das actividades no sector do petróleo e do gás e fazer face aos danos ambientais, económicos e sociais causados por eventuais acidentes em alto mar".