Imprensa

Comunicados

FP7- Maria da Graça Carvalho é relatora do PPE para a Revisão Intercalar do Sétimo Programa Quadro

FP7- Maria da Graça Carvalho é relatora do PPE para a Revisão Intercalar do Sétimo Programa Quadro

2011-02-15 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho foi nomeada relatora do Partido Popular Europeu para a opinião da Comissão dos Orçamentos (BUDGET) do relatório que acompanhará a Revisão Intercalar do Sétimo Programa Quadro.

Este relatório basear-se-á no documento de avaliação intercalar do Sétimo Programa Quadro que foi solicitado pela Comissão Europeia a dez peritos independentes, os quais fizeram dez recomendações para efectuar melhorias no programa antes da conclusão do mesmo em 2013. (ver documento).

O relatório do Parlamento Europeu também se baseará na própria comunicação da Comissão Europeia de dia 9 de Fevereiro passado. Esta comunicação é a reacção à avaliação do grupo de peritos, e as propostas da Comissão Europeia para o Sétimo Programa Quadro. A resposta da Comissão Europeia sublinha quais acções pretende levar a cabo nas áreas onde não existe uma resposta óbvia ou imediata (ver documento).

Maria da Graça Carvalho, autora do Relatório Simplificação dos Programas de Ciência e Investigação, aprovado no Parlamento Europeu em 11 de Novembro de 2010 com o apoio de todos os grupos políticos declara que "é essencial acompanhar esta revisão intercalar e introduzir melhorarias no Sétimo Programa Quadro. Neste momento que atravessamos de crise económica, é a altura de desenvolver mecanismos para a criação de emprego e para dar um novo impulso à economia, promovendo a investigação e a inovação, tornando mais fácil a candidatura a subvenções da UE e a respectiva gestão".

Cronograma do Relatório Revisão Intercalar do Sétimo Programa Quadro:

  • Consideração do draft: 15/16 Março 2011
  • Data limite para emendas: 17/22 Março de 2011
  • Consideração de emendas: 12 Abril 2011
  • Adopção na Comissão ITRE: 13 Abril 2011
  • Adopção na Sessão Plenária de Maio 2011

Em anexo:

  • Documento de avaliação intercalar do Sétimo Programa Quadro (aqui)
  • Reacção da Comissão Europeia ao documento de avaliação intercalar (aqui
  • IP da Comissão Europeia em relação à avaliação do Sétimo Programa Quadro por parte de peritos independentes (aqui)