Imprensa

Comunicados

Eurodeputada do PSD apela à protecção da biodiversidade no Parlamento Europeu

2010-09-21 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho lamenta que não tenham sido cumpridos os objectivos para 2010 e pede um aumento do orçamento da investigação dedicado ao ambiente e à biodiversidade, no Oitavo Programa-Quadro

A Deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, apelou à protecção da biodiversidade no Plenário do Parlamento Europeu lamentando "que o objectivo da UE acordado em Gotemburgo em 2001 de travar a perda de biodiversidade até 2010, não tenha sido atingido".

Numa intervenção feita durante a sessão, a Eurodeputada do PSD recordou que "as consequências da perda de biodiversidade comprometem o nosso futuro e o nosso bem-estar e têm repercussões económicas directas".

Tendo em conta que a aplicação correcta da legislação sobre a rede Natura 2000 desempenha um papel importante na concretização dos objectivos da UE em matéria de biodiversidade, Graça Carvalho exortou os Estados-Membros a "atribuir a mais elevada prioridade à aplicação da Rede Natura 2000".

De seguida a Deputada do PSD pediu perante o plenário do PE, uma maior integração das questões relativas à biodiversidade noutras políticas, tais como agricultura, pescas, política regional, turismo  e desenvolvimento  - "de modo a que se reforcem e aumentem a coerência das políticas sectoriais e orçamentais da União Europeia".

Neste contexto, Maria da Graça Carvalho defendeu um aumento do orçamento da investigação dedicado ao ambiente e à biodiversidade, no Oitavo Programa-Quadro "para que o mesmo esteja à altura dos grandes desafios".