Imprensa

Comunicados

Eurodeputada defende aumento do orçamento da UE, simplificação das regras e definição de políticas prioritárias com impacto no crescimento e emprego

2010-09-09 - Informação à Imprensa

Comissão para as perspectivas financeiras após 2013: Maria da Graça Carvalho defende aumento do orçamento da UE, simplificação das regras e definição de políticas prioritárias com impacto no crescimento e emprego

Durante a reunião de hoje da Comissão dos Recursos Orçamentais após 2013, que decorreu no Parlamento Europeu em Estrasburgo entre as 9.00 e as 11.30, o deputado europeu do PPE que foi nomeado relator, Salvador Garriga Polledo, apresentou as linhas principais do que será o relatório sobre as perspectivas financeiras após 2013.

Nesta primeira troca de pontos de vista, Maria da Graça Carvalho interveio no debate que se seguiu à introdução do relator, no qual fez três comentários:

A deputada declarou que "é importante aumentar o orçamento da UE" assim como a flexibilidade e a simplificação das regras de utilização desse orçamento. Acrescentou ainda que "a rigidez e a complexidade das regras podem prejudicar a execução do orçamento".

O segundo comentário de Maria da Graça Carvalho diz respeito aos critérios de selecção das políticas prioritárias. Neste sentido, destacou que "a UE deve ter como prioridade políticas que contribuam para o crescimento económico e a criação de mais e melhor emprego." Também constatou que "devíamos valorizar as políticas que melhor contribuem para a competitividade, como a investigação científica e a inovação".

A concluir, Maria da Graça Carvalho salientou que o orçamento da UE deve ser conjugado com a agenda política europeia, "o que irá contribuir para a credibilidade das nossas políticas. Por exemplo, a energia está na agenda de todos os líderes europeus e no entanto investimos na investigação científica na área da energia quatro vezes menos do que investíamos nos anos 80. Considero que a Estratégia 2020 da União Europeia é um bom ponto de partida e uma base de trabalho."