Imprensa

Comunicados

"Erasmus - Jovens Empreendedores" anunciado em Estrasburgo por Graça Carvalho e pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia

2010-07-07 - Informação à Imprensa

Estrasburgo.-  A Eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia António Tajani, responsável pela Indústria europeia, apresentam amanhã às 14 horas, em Conferência de Imprensa conjunta  no Parlamento Europeu de Estrasburgo, o "Programa Erasmus - Jovens Empreendedores".

Este programa existia já como Acção Preparatória da Comissão Europeia, tendo até agora já participado 2200 jovens europeus, dos quais 99 eram portugueses. Para 2011, estavam orçamentados 2 milhões de euros (para 1200 jovens). Graça Carvalho apresentou uma proposta que visa aumentar de 2 para 3 milhões de euros o orçamento do próximo ano.

Depois do sucesso deste projecto piloto e de várias iniciativas dos deputados europeus do PSD nas diversas reuniões em que têm participado, bem como da acção do Deputado italiano Pittela que também estará presente na conferência de imprensa, amanhã será anunciado que este Projecto Piloto irá passar a Programa permanente da União Europeia, no início de 2012, com um aumento substancial no orçamento (7 milhões de euros 2012 e 8 milhões de euros para 2013).

A política de juventude (educação, formação, transição do sistema de educação para o mercado de trabalho) tem sido uma prioridade da delegação do PSD no Parlamento Europeu. Essa prioridade tem-se traduzido em diversas acções:

Os Deputados portugueses membros da Comissão dos Orçamentos propuseram um conjunto de emendas que foram aceites pelo PPE, pela Comissão e pelo Parlamento Europeu em Plenário e que tornaram o Orçamento de 2011 no "Orçamento da Juventude". Estas emendas tiveram como objectivo aumentar o financiamento dos programas de educação, formação, mobilidade dos jovens e a criação de um novo programa para apoiar o primeiro emprego dos jovens.

Ontem, na abertura da sessão plenária do Parlamento Europeu, e face aos mais recentes dados do Eurostat, em que o desemprego voltou a subir na UE, Graça Carvalho destacou a "criação de emprego através das PME´s e do apoio aos jovens empreendedores como prioridades."

Segundo a Deputada, Portugal atingiu um novo máximo 10,9% e esta situação é comum aos países mais atingidos pela crise.

"O corte cego e drástico no investimento público, combinado com a falta de liquidez nos mercados, poderá conduzir a uma situação catastrófica em termos de desemprego" afirmou a Deputada.

Documentos que serão apresentados durante a conferência de imprensa:

Mais informação sobre o programa disponível em www.erasmus-entrepreneurs.eu