Imprensa

Comunicados

"Diogo Vasconcelos deixou um vazio no mundo da inovação na Europa"

2012-01-24 - Informação à Imprensa

Hoje, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, prestou uma homenagem ao Diogo Vasconcelos, com motivo da apresentação internacional do primeiro protótipo do HIRIKO, um modelo de mobilidade sustentável e um exemplo de inovação social.

A cerimónia teve lugar na Comissão Europeia e contou com a presença de comissários, altos cargos e máximos responsáveis da Comissão Europeia, Parlamento e Conselho de Europa, representantes do mundo da inovação social, indústria e empresas de todo o mundo.

Diogo Vasconcelos faleceu em Julho passado e foi um prestigioso inovador, alto directivo da multinacional Cisco, e o iniciador da ideia que deu origem ao projecto Hiriko "integrando o conceito de inovação social a um novo produto necessário para as cidades e regiões inteligentes em matéria de mobilidade".

Durante a cerimónia, Maria da Graça Carvalho proferiu umas palavras sobre "o amigo e colega". Para a deputada europeia, Diogo Vasconcelos "tinha uma capacidade única para construir pontes e criar redes internacionais. Diogo foi um visionário que falava das vantagens verdadeiras da inovação social quando ninguém falava neste conceito, o que levou a que muitos princípios da inovação social fossem incorporados em muitas políticas e programas europeus".

Maria da Graça Carvalho, que trabalhou com Diogo Vasconcelos na sua etapa de conselheira principal do Presidente Barroso e como Ministra de Ciência e Ensino Português, também disse que Diogo tinha uma habilidade "maravilhosa para ver o lado positivo das coisas e para tirar o melhor das pessoas fazendo-as acreditar que podiam fazer a diferença".