Imprensa

Imprensa

Deputada apela cabo-verdianos a tirarem maior proveito da parceria com UE (LUSA)

2012-10-31

A deputada do Parlamento Europeu Maria da Graça Carvalho desafiou segunda-feira os cabo-verdianos a tirarem maior proveito da parceria especial com a União Europeia (UE), para poderem explorar as potencialidades que o estatuto oferece ao país, noticia a LUSA.

Graça Carvalho falava em conferência de imprensa realizada no parlamento, enquanto integrante de uma delegação do recém-criado Grupo de Amigos de Cabo Verde do Parlamento Europeu, que se encontra em visita de três dias ao país.

A parlamentar afirmou que os deputados da UE têm todo o "interesse em ajudar e proporcionar a troca de informações com os deputados cabo-verdianos", alegando que a parceria especial abre portas a muitos programas de financiamento e a redes.

O que se pretende, acrescenatou, é dar a conhecer aos deputados europeus de países do Centro, Norte e Leste da Europa a realidade cabo-verdiana e acompanhar o andamento da parceria especial existente entre Cabo Verde e a União Europeia, por ser a única do tipo com países da África, Caraíbas e Pacífico.

Graça Carvalho considerou Cabo-Verde como um dos bons exemplos da política da União Europeia de ajuda ao desenvolvimento e que tem dado resultados e frutos.

Por isso, indicou, é importante para os membros da Comissão do Desenvolvimento do Parlamento Europeu ter o maior conhecimento possível do processo de desenvolvimento cabo-verdiano nestes cinco anos de parceria especial e sobre a agenda para os próximos sete anos.

Apesar da crise económica que se vive em muitos países da Europa, Graça Carvalho assegurou que a parceria especial com Cabo-Verde não irá ser afectada, dado que ela não vive só de financiamentos, mas também de uma convergência na legislação.

A deputada, que fez uma avaliação muito positiva do aproveitamento por Cabo-Verde dos projetos financiados pela cooperação e fundos europeus, destacou o "nível do debate de alternância" no Parlamento cabo-verdiano, onde esta manhã assistiram ao debate sobre o estado da Justiça.

Notícia completa na Rádio Voz da Rússia.