Imprensa

Imprensa

Curia recebeu deputados europeus do PSD, em mais uma Universidade da Europa (Jornal da Mealhada)

2012-02-08

Ver la noticia completa aqui.

A quinta edição da Universidade Europa decorreu na Curia (Anadia), nos passados dias 27, 28 e 29 de janeiro, com a participação de sessenta e cinco "alunos" vindos de todo o país.

Na sessão de abertura (na sexta-feira) o "Reitor" e Diretor da Universidade Europa, o eurodeputado Carlos Coelho, deu as boas vindas a todos os alunos, e o Presidente da JSD Nacional, Duarte Marques, relembrou que "esta é a geração mais bem preparada para lutar por Portugal e pela Europa" e que "temos todos uma grande responsabilidade na construção do futuro das novas gerações".

O primeiro jantar/conferência contou com a presença Carlos Moedas, secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, sob o tema "O Euro é assim tão importante para Portugal?", tendo este afirmado que "estas reformas vão realmente mudar o futuro dos  nossos filhos. Acredito na Europa, mas ainda acredito mais no caminho que Portugal está a percorrer".

O dia seguinte (sábado) começou com a aula sobre "Porque é que a PAC é tão importante?" sob a responsabilidade da eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves. O almoço/debate  contou com a presença  da  eurodeputada  Regina  Bastos  que  abordou  o  tema  "Sair da crise:  promover  o crescimento e o emprego". Depois do almoço, a primeira aula foi sobre "Como funciona a UE?", as suas instituições, competências, processo legislativo e Tratado do Lisboa, a cargo do eurodeputado Carlos  Coelho.  José  Manuel  Fernandes, eurodeputado  conhecido  no  Parlamento  como "Mister Budget" (Senhor  Orçamento),  foi  o  segundo  orador  da  tarde,  tendo entre outros  assuntos, desmistificado  algumas  questões  inerentes  ao Orçamento  Europeu.  O  dia  terminou  com  um jantar/debate com a eurodeputada Maria da Graça Carvalho, que incidiu a sua apresentação nas questões ambientais mais desafiantes para o futuro da Europa.

Na sessão  de  encerramento  (domingo),  Duarte  Marques  agradeceu o investimento dos eurodeputados nesta acção de formação de excelência sobre temas europeus (a acção é paga na totalidade pelos eurodeputados do PSD). Na sua reflexão afirmou que "o futuro da nossa geração tem que ser construído em Portugal de mãos dadas com os restantes Estados Membros.

Paulo Rangel encerrou a quinta edição da Universidade Europa com uma lição sobre a construção do projecto europeu e com uma análise sobre o atual momento da EU, tendo relembrado que "para compreender o que se passa hoje, é preciso olhar para o que se passou no passado" e que "o projecto europeu existe para garantir a paz".

O almoço de encerramento contou ainda com a presença do Presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Aveiro, António Topa, de Bruno Coimbra, deputado na Assembleia da República, bem como dos membros da Comissão Política de Secção do PSD/Anadia, e representantes da Comissão Política de Secção da JSD/Anadia, terminando com a distribuição de diplomas a todos os alunos participantes.