Imprensa

Comunicados

Comissão SURE: Comissário Lewandowski apresenta a estratégia da Comissão Europeia

2010-09-23 - Informação à Imprensa

O Comissário Europeu do Orçamento, Janusz Lewandowski, apresentou hoje em Estrasburgo durante a reunião da Comissão para as perspectivas financeiras após 2013 (SURE), a estratégia da Comissão Europeia em matéria do Orçamento.

Durante o tempo reservado ao debate a deputada Maria da Graça Carvalho, que integra esta comissão, manifestou a importância de "definir critérios horizontais para o orçamento futuro antes de definir as políticas sectoriais: valor acrescentado europeu, solidariedade, e princípios como flexibilidade e simplificação dos procedimentos".

A deputada pelo PSD, também realçou o papel da simplificação "porque no actual orçamento, a complexidade é uma barreira para a execução e a simplificação é fundamental para aumentar a transparência e a responsabilização".

No âmbito da política de coesão, declarou que deve ser introduzida a "dimensão urbana bem como a noção de regiões suburbanas, porque as cidades são actualmente um importante motor de desenvolvimento económico".

No que diz respeito ao orçamento futuro, Maria da Graça Carvalho manifestou que "é importante ter lite motive relacionado com os grandes desafios da Europa bem como preparar a Europa para o futuro". E acrescentou que "é preciso criar políticas que contribuam mais para a prosperidade. Por isso, o crescimento económico e o emprego deverão ser as grandes prioridades na estratégia".