Imprensa

Comunicados

Aprovada a Resolução urgente sobre a situação da Costa do Marfim

2011-05-17 - Informação à Imprensa

A resolução urgente de Maria da Graça Carvalho sobre a situação na Costa de Marfim, foi aprovada hoje durante a sessão Plenária da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE que decorre em Budapeste entre 14 e 18 de Maio e que conta com a participação de mais de cem países da Europa, África, Caraíbas e Pacífico.

Em relação à escalada de violência na Costa de Marfim nos últimos cinco meses, a deputada lamenta a perda de vidas humanas e insiste que "não pode haver impunidade e todos os responsáveis pelos crimes contra a população devem ser identificados e julgados, a nível nacional e internacional"

Na resolução, Maria da Graça Carvalho apela "à reconciliação do país" e insta "o Presidente Quattara a restabelecer a estabilidade e para promover a unificação da Costa de Marfim".

Acrescenta ainda que se devem "promover todas as acções necessárias para devolver a paz, a coesão social e geográfica ao país". Acrescenta que" a Costa do Marfim tem de estar preparada para o desenvolvimento, a prosperidade e o crescimento económico".

A eurodeputada exorta igualmente a Comissão Europeia a responder a esta crise com"toda a ajuda humanitária necessária às populações afectadas de modo a restabelecer a estabilidade e confiança no país".