Imprensa

Comunicados

Alterações Climáticas: Graça Carvalho nomeada Relatora do PPE para pós- Copenhaga

2010-09-23 - Informação à Imprensa

O relatório, cujos relatores principais são os deputados Marisa Dalymple Philibert e Jo Leinen, é sobre pos-Copenhaga, em particular sobre transferência de tecnologias, novas tecnologias e reforço de capacitação técnica nos países ACP (África, Caraíbas e Pacífico)

Maria da Graça Carvalho, Co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, foi confirmada pelo Grupo do Partido Popular Europeu, o maior grupo político do PE, como relatora sombra para "Pós-Copenhaga: transferência de tecnologias, novas tecnologias e reforço de capacitação técnica nos países ACP".

Para Maria da Graça Carvalho "os Países ACP encontram-se entre os que menos têm contribuído para as alterações climáticas, mas são simultaneamente os que correm mais riscos de sofrer os seus efeitos adversos. Também o desenvolvimento e a transferência de tecnologia de baixas emissões de carbono ajudam os países ACP a evitar as consequências do aquecimento global".

A deputada europeia pelo PSD que participará na próxima conferência do clima, COP16 em Cancún representando o Partido Popular Europeu, acrescenta que "É fundamental reforçar a inovação, difusão e transferência de tecnologias e de know-how indispensáveis para os países ACP, como meio de resposta ao desafio global colocado pelas alterações climáticas".

No próximo 28 de Setembro, a Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio procederá a apreciação do projecto deste Relatório.