Actividade Parlamentar

Comissões Parlamentares

Comissão BUDG

"A indústria europeia será a primeira beneficiária do programa Galileo"

2013-11-20

Hoje foi adoptado o relatório sobre a implantação e exploração dos sistemas europeus de radionavegação por satélite - Galileo.

Maria da Graça Carvalho, que é relatora para a opinião da Comissão dos Orçamentos do relatório, participou ontem no debate da sessão plenária no Parlamento Europeu sobre este assunto.

Durante a sua intervenção, a deputada do PSD congratulou-se pelo "excelente relatório" e disse que o programa Galileo "cria um sistema global de navegação por satélite mais avançado, que garante um serviço de posicionamento global altamente preciso e fiável. Trata-se de um projecto emblemático da União Europeia e dentro do espírito da Estratégia Europa 2020".

A deputada também sublinhou que a indústria europeia será "a primeira beneficiária deste programa. O Galileo contribui para o funcionamento de muitos sectores da economia, e proporciona às empresas e aos cidadãos o acesso directo a um sinal de navegação por satélite produzido pela Europa".

A concluir, destacou "a importância, a dimensão Europeia e o valor acrescentado do Galileu", por esse motivo acrescentou, "considero que este programa deveria receber um financiamento adequado - 7 mil milhões de Euros".