Imprensa

Comunicados

"A estabilização do Mali é essencial para a segurança de todo o Sahel, do norte de África, e também da Europa"

"A estabilização do Mali é essencial para a segurança de todo o Sahel, do norte de África, e também da Europa"

2013-06-18 - Informação à Imprensa

Maria da Graça Carvalho está a participar na 25 sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE que decorre no Parlamento Europeu em Bruxelas, entre 17 e 19 de Junho de 2013.

Durante o debate sobre a Reconstrução e democratização do Mali, Maria da Graça Carvalho disse que "a actual República do Mali já foi palco de vários impérios de enorme riqueza cultural e religiosa e  passagem obrigatória do comércio trans-sariano durante séculos".

Recordou também que "com o estalar da actual crise, a situação deteriorou-se em termos políticos, de segurança e humanitários".

Neste sentido, a deputada europeia sublinhou que "a UE assumiu a liderança na definição de uma estratégia para resolver os problemas da região do Sahel e tem um papel crucial a desempenhar para uma melhor integração entre os pilares de desenvolvimento e de segurança".

A concluir Graça Carvalho disse que "é fundamental que haja um esforço colectivo entre UE e a ONU. A estabilização do Mali é essencial para a segurança de todo o Sahel, do norte de África, e também da Europa".

No passado 13 de Junho, o Parlamento Europeu aprovou na sessão plenária de Estrasburgo a resolução sobre a reconstrução e democratização do Mali.

Maria da Graça Carvalho é membro efectivo na Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, e co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia).