Intervenções Públicas

Palestras

5ª edição da Universidade Europa

2012-01-28

Maria da Graça Carvalho participou na 5ª Edição da Universidade Europa, uma iniciativa de formação política organizada em conjunto pelo Grupo Europeu do PSD, e a JSD e o PSD, a qual contou com a participação de 65 alunos vindos de todo o país. A intervenção da deputada europeia esteve subordinada ao tema "De Quioto a Cancún: A UE na Liderança das Preocupações Ambientais".

A Eurodeputada explicou as dinâmicas do comportamento ambiental, o enquadramento institucional internacional das alterações climáticas, as principais directrizes da convenção para as alterações climáticas, o Protocolo de Quioto, as negociações internacionais de Copenhaga, Cancún e Durban e terminou com as perspectivas de futuro. No final, respondeu a várias perguntas dos alunos da Universidade Europa sobre as problemáticas do ambiente.

Nesta edição, a Universidade Europa contou com a presença do Eng. Carlos Moedas, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Duarte Marques, presidente da JSD, e os eurodeputados do PSD Maria da Graça Carvalho, Maria do Céu Patrão Neves, Regina Bastos, Carlos Coelho, José Manuel Fernandes e Paulo Rangel.

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso e Joseph Daul, Presidente do Grupo PPE no Parlamento Europeu, enviaram mensagens de vídeo com motivo do encontro, o qual decorreu na Curia, entre os dias 26 e 27 de Janeiro.